É quase que uma regra: homens treinam braço e mulheres, perna. Porém, todo o nosso corpo precisa estar em movimento e para a parte do corpo que você não deseja hipertrofia, o fortalecimento muscular é uma escolha saudável e benéfica para a saúde. Principalmente, para as mulheres que desejam, não apenas ganhar músculos como também perder peso, fazer treino de fortalecimento para membros superiores ajudará nesse processo.
Hora do treino de braço para mulheres! O maior medo que as mulheres têm quando o assunto é musculação de braços é o de ficar com a aparência masculinizada, com braços grandes e musculatura definida. Só que, se você der uma olhada para os homens durante a musculação é possível notar que eles pegam uma grande quantidade de peso para ter os braços musculosos. O mesmo treino que você faz para as pernas, eles fazem para os braços. Então, basta que você faça um treino diferente.
O problema é que deixar os membros superiores flácidos também não é uma boa ideia e muitas se incomodam com o tríceps ou, popularmente chamado, “músculo do tchau”. Ele faz muita gente passar vergonha, mas a melhor maneira de não se sentir constrangida com isso é adicionar ao seu treino uma sequência de exercícios de fortalecimento para membros superiores. Separamos alguns exercícios aqui para você ficar em forma.
Treino de bíceps para mulheres
Rosca direta com halteres: segure os pesos com as palmas das mãos voltadas para cima e estabilize os cotovelos na região da cintura. Para iniciar o movimento basta levar os halteres em direção ao tórax. O peso deve oferecer certa resistência para que você sinta dificuldade durante a execução do movimento.
Rosca concentrada: setado, com os pés completamente apoiados no chão e coluna ereta, apoie a parte distal do braço na parte medial da coxa próxima ao joelho, segurando o halter. Mantenha o outro braço apoiado na outra perna para proporcionar estabilidade ao movimento. Basta fazer o mesmo movimento de flexão de braço de exercício acima.
Rosca na polia baixa: o movimento de flexão é o mesmo, a diferença aqui é que o exercício não é mais contra a ação da gravidade. Você utilizará os pesos do aparelho da academia e precisará de uma estabilidade menor já que o aparelho faz isso por você. A concentração do exercício é maior no bíceps que os outros citados acima.
Rosca martelo alternada: em pé e com a coluna ereta, o halter deve ser pegado com a palma da mão voltada para dentro. O movimento é como se você fosse martelar algo, fazendo o braço subir e descer, só que com a parte medial do antebraço voltada para dentro.
Treino de tríceps para mulheres
Tríceps francês sentado: com o halter na mão e sob a ação da gravidade você deve permanecer sentado, com a coluna ereta e com os pés apoiados no chão. Com o braço completamente estendido acima da cabeça faça o movimento de flexão do cotovelo levando o halter em direção às costas.
Tríceps na polia alta: usando a mesma máquina do bíceps na polia baixa você acrescentará uma carga que possa fazer o músculo trabalhar com certo esforço. Com os cotovelos alinhados à cintura e bem estabilizados, o antebraço deve realizar o movimento de flexão com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Tríceps testa: deitado e com os braços erguidos, acima do tórax e completamente estendidos, segure um peso e flexione o antebraço levando o peso em direção à testa de forma lenta e progressiva com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Tenha em mente que para ter um corpo definido, incluindo os braços, é preciso reduzir o seu percentual de gordura ou todo o seu trabalho não aparecerá. Você pode separar os dias da semana para fazer exercícios apenas para membros superiores ou pode alterná-los com os de perna, malhando bíceps em um dia e tríceps no outro.