terça-feira, 3 de novembro de 2015

Alimentação Correta Para Quem Faz Musculação

Tudo no nosso corpo só funciona bem se ele tiver uma boa fonte de nutrientes e nós conseguimos isso através dos alimentos. São eles que vão dar uma boa base de energia para nos manter bem durante o tempo dos exercícios. Para garantir um bom treino e resultados eficazes tanto em treino aeróbico quanto na musculação é preciso seguir algumas regras.

Carboidratos Complexos antes



O ideal é ingerir algum alimento que tenha baixo índice glicêmico antes dos treinos, pois o organismo demora mais tempo para digerir esse tipo de carboidrato e assim, você vai ter energia sendo liberada para o organismo por mais tempo e de maneira gradual. Os carboidratos simples são consumidos rapidamente e logo viram depósito de gordura, o que não é nada vantajoso para fazer um bom treinamento. Boas opções são frutas ou raízes como a mandioca (aipim) e a batata doce porque têm muitas fibras.

Muita água



Durante os treinos lembre-se de beber água constante mente, não apenas quando está com sede. Todas as funções do corpo, inclusive as contrações musculares, precisam de água para acontecer e se você esperar até o último minuto para hidratar o organismo, pode sofrer uma grande perda no desempenho muscular. Portanto, a garrafa de água tem que ser sua fiel companheira.


Carboidratos simples depois


Depois de um certo tempo de treino, cerca de 50 a 60 minutos, é preciso parar e comer algum tipo de alimento que tenha um alto índice glicêmico. Ao final desse período, o corpo para de consumir gordura como fonte de energia e passa a pegar as proteínas presentes no organismo para suprir o gasto energético. Como a intenção é ganhar massa muscular, esse processo deve ser evitado consumindo um carboidrato simples que irá fornecer energia rapidamente para o organismo. Um lanche legal e rápido para depois da academia é um pão francês branco com alguma carne dentro como atum ou peru.


Comer de maneira fracionada


Nada de fazer aquela “serra” no prato no momento da refeição principal e passar longas horas sem comer até o jantar. Dar longos intervalos sem se alimentar é uma porta aberta para um ataque de fome, pois aumenta o hormônio chamado grelina que traz a sensação de fome. Portanto, divida as 3 refeições principais em pequenas 6 porções diárias para não comer mais do que deve.


Muitas vitaminas


Nosso corpo não precisa apenas de proteínas para construir músculos. Elas são os principais nutrientes, mas sem os coadjuvantes não servem de muita ajuda. Precisamos de todas as outras substâncias que os alimentos possam nos oferecer, em especial as vitaminas, encontradas nas frutas e verduras. E não vale substituir o alimento natural por suplementos. De acordo com pesquisas, os alimentos são mais facilmente absorvidos pelo sistema do que os tais suplementos.

Mude as regras do jogo


Ficar sempre comendo de maneira rígida, seguindo uma linha dura pode ser desgastante  estressante, por isso, é muito saudável que você separe um dia da semana para ter um pouco mais de liberdade alimentar. Não é para enfiar o pé na jaca, é apenas para sair da rotina sem ser completamente irresponsável e sair um pouco da rotina.



Fonte:Calila Galvão