A nutricionista explica que, devido a uma série de transformações pelas quais passa o corpo humano, leva-se mais tempo para ganhar massa muscular a partir dos 25/30 anos. No entanto, isso continua sendo possível em faixas etárias superiores. Aliar exercícios físicos, combater o stress e ter uma boa alimentação são ações que ajudam, e muito, a ganhar massa muscular e manter o abdômen, braços e pernas bem definidos depois dos 50.
Alimentos poderosos que ajudam a ganhar essa luta:
– Ômega 3: essa substância presente na gordura do peixe é anti-inflamatória e ajuda na fabricação de hormônios como a testosterona que auxilia no ganho de massa muscular.
Carnes: prefira as de corte mais magro, como patinho, miolo de alcatra e aves sem pele.
– Fibras: retardam a absorção de glicose, o que é bom. Com isso, a liberação de energia é feita de maneira prolongada, dispondo-se do recurso por mais tempo. As fibras são encontradas em alimentos como a batata doce, pão integral e arroz integral.
Atenção para quem vive uma vida agitada: no estado de stress, o corpo produz adrenalina e demanda mais energia para funcionar. Para suprir a necessidade adicional, o organismo consome massa muscular. O processo desacelera os resultados do indivíduo que deseja ganhar essa massa. Nesse sentido, é bom cultivar o hábito de dormir de 7 a 8 horas por noite para ficar mais descansada durante o dia e conseguir enfrentar os desafios com mais tranquilidade.
Fonte:Dra. Maria Candida J. Zacharias