quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Guia Completo sobre os Benefícios do Leite



Tudo sobre Leite e seus Benefícios para Saúde


Desde pequenos ingerimos o leite  para o fortalecimento e desenvolvimento saudável dos ossos, porém, o leite proporciona ainda alguns outros benefícios que não são popularmente atribuídos a este alimento.



O leite é uma rica fonte de proteína animal, podendo ser ingerido principalmente por quem possui restrição alimentar como vegetarianos, que ao eliminar as carnes de sua alimentação, podem obter estes mesmos nutrientes dos derivados do leite incluindo o próprio leite, garantindo então os benefícios para a saúde, proporcionados pelo leite.
O leite contém além do cálcio, proteínas animais, vitaminas A, D e B12, potássio, fósforo, niacina e riboflavina que atuam no organismo fortalecendo a visão e a pele, fortalece o sistema imunológico, protege o sistema nervoso, controla o funcionamento de enzimas e ajuda o organismo a processar os açúcares ingeridos.

Leite benefícios para a saúde:

O adulto atinge o ápice da produção óssea aos trinta anos, e a partir desta idade, o corpo perde mais massa óssea do que produz, devendo ser considerado uma mudança na dieta para garantir estas proporções para o organismo, principalmente devido ao correr dos anos, a probabilidade de desenvolver osteoporose é grande.
As mulheres podem desenvolver osteoporose ao entrar na menopausa, devendo se submeter a tratamentos que controlem os sintomas de menopausa e da osteoporose, no entanto, ao adicionar o leite em uma dieta equilibrada, podem-se prevenir tais fatores decorrentes da idade.
O leite não deve ser ingerido em excesso, podendo ocasionar malefícios a saúde, podendo comprometer os rins devido a sobrecarga, além disso, há pessoas que apresentam sensibilidade a esta bebida, como pessoas que apresentam determinado grau de intolerância ou ainda alergia a lactose, devendo optar por outros métodos de obter o cálcio e a proteína, após o aconselhamento do nutricionista.

Alergia a leite sintomas:

Os sintomas mais comuns de intolerância ou ainda alergia são:
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Náuseas;
  • Sensação de estufamento;
  • Otite;
  • Rinite;
  • Gastrite;
  • Depressão;
  • Sinusite;
  • Hipertensão;
  • e até mesmo doença de Parkinson.
A quantidade diária necessária ao corpo depende principalmente ao grupo de critérios que o paciente se encontra, pois gestantes e mulheres na menopausa, necessitam de maiores doses do que as demais pessoas, como crianças, idosos e homens.
Para emagrecer com saúde, também não deve excluir o leite da dieta, devendo controlar a quantidade que ingere diariamente, devendo também consultar um nutricionista para garantir os benefícios da saúde e controlar o peso sem medo.

Leite malefícios

Atualmente os comentários a respeito do leite tem gerado certa polêmica, devido a procedência deste leite, já que suas produtoras se alimentam com determinadas substâncias que podem comprometer a qualidade do leite, e então, enquanto alguns dizem que este fator torna o leite nocivo a saúde, outros ainda dizem que o leite está cada vez mais forte e oferecendo ainda mais nutrientes.
Outro fator que rodeia o leite, porém, não muito discutido, é o fato de o leite industrializado perder grande parte de seus nutrientes, sendo então o consumidor obrigado a reconsiderar suas quantidades ingeridas, garantindo uma reposição eficiente dos nutrientes de origem animal.
O leite orgânico ou leites como de soja, de amêndoa e de cabra proporcionam muitos nutrientes e pouca substância química, podendo substituir o leite de vaca, mas deve ser consultado o nutricionista para garantir que não ocorram efeitos adversos a saúde, podendo ainda o profissional alternar as porções de leite ingerido diariamente, garantindo assim diferentes nutrientes ao organismo.
O leite é um produtor natural de mucosa no organismo, devendo ser evitado em determinados momentos que o corpo apresente sensibilidade como gripes, resfriados, tosse, bronquite ou sinusite, evitando que este quadro clínico se agrave, já que os sintomas podem ser potencializados devido a ingestão do leite.
As crianças a partir de certa idade começam a apresentar maior interesse por bebidas gaseificadas, o que colocaria em risco sua alimentação, devido a isso, o leite aromatizado passou a ser consumido para que o hábito permanecesse.
Este comportamento cresce a cada ano, apresentando altos números de consumo do leite aromatizado sobre o leite branco, sendo o aromatizado mais consumido que o leite branco e menos consumido do que as bebidas gaseificadas, permitindo assim que os pais garantam os benefícios e nutrientes do leite para a saúde de seus filhos, com adição de açúcar sem que seja necessário recorrer a refrigerantes em busca de um sabor alternativo.



Fonte: Caroline Capitani