segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Não existe treino perfeito


Mudar drasticamente o treino toda hora em busca de algo que “realmente vai funcionar”, é um dos principais motivos para a maioria das pessoas não terem ganhos dentro da academia. A grande verdade é que se o treino tiver uma base sólida, elevai trazer resultados, desde que você treine pesado, sem desculpas e por mais tempo que os outros.

É por isso que vemos alguns caras nas academias que jamais abriram uma página de internet sobre musculação na vida, não seguem os padrões ditos “corretos”, não tomam shake pós-treino, e ainda sim são maiores que a maioria dos guerreiros de teclado que ficam discutindo qual é o melhor treino.
Quando o assunto é hipertrofia e treino, o “feijão com arroz” sempre funciona desde que você esteja treinando corretamente – usando os exercícios compostos básicos e fazendo-os corretamente -, esteja sendo consistente – treinando todo santo dia, independente dos obstáculos – e acreditando na rotina – não fica sabotando a rotina atual por pensar sempre existir algo melhor.

Não é a toa que quando uma pessoa resolve contratar um personal e começa a usar um treino prescrito, ela tem melhores resultados, mesmo que muitas vezes o treino não tenha nada fora do comum. Claro, os profissionais têm o seu mérito na prescrição de um treino específico, mas boa parte dos ganhos ocorrem porque a pessoa acredita na rotina e segue ela de forma consistente. E quando os resultados aparecem ela acredita ainda mais e começa a treinar mais pesado. Isto gera um ciclo “vicioso” que só trará mais ganhos.
Isto significa que você deva ficar com o seu treino atual para sempre e apenas acreditar cegamente que isso vai mudar seu físico ? De maneira alguma. Refinar o seu treino, com o tempo, de acordo com o seu objetivo e genética faz parte da musculação. Através dos anos você vai descobrindo qual número de repetições funciona melhor, qual tipo de exercícios não geram lesões e produzem mais resultados, etc…
O que você precisa deixar para trás é o costume de toda segunda feira adotar uma abordagem totalmente diferente de treino pensando que isto é o que finalmente vai mudar os seus resultados da água para o vinho. Bem, isso não vai acontecer e você vai continuar do mesmo jeito (se é que já não descobriu por conta própria). Em vez de investir tanta energia procurando a “rotina perfeita”, apenas tenha certeza de estar seguindo um treino sólido, a partir dai experimente empregar uma ética de trabalho diferente – treine pesado, de maneira correta e não fique desistindo a cada dois meses. Acredite na sua rotina que os resultados com certeza virão


Fonte: Hipertrofia.org
.