Entenda de uma vez por todas o motivo de você não estar tendo resultados na musculação! Será que são problemas externos ou internos?
Quer saber porque sua evolução na academia estagnou? Está preparado pra ouvir umas verdades a respeito de você mesmo? Então continue a leitura. Mas se você fizer parte dessa geração mimizenta e ranhenta, leia do mesmo jeito: a verdade não faz acepção de pessoas.
Vamos iniciar fazendo um exercício mental. Imagine-se em sua academia, a mesma que você se matriculou há tempos atrás ou recentemente. Lembre-se das músicas tocadas, o barulho das anilhas, as pessoas transpirando, treinando, etc. Agora vem a pergunta: Quem são os maiores? Tente se lembrar dos maiores caras que você já viu lá.
São aqueles que estão sentados nas máquinas, conversando sobre a balada de sexta-feira à noite? Ou será que são aqueles conversando sobre futebol e da vitória/derrota do seu time? Pode ser que sejam aqueles com luvinhas com lantejoulas, shorts dry-fit, toalhinhas bordadas com o nome do cachorro, abadá e arquinho na cabeça?
Não! Não! NÃO!!!! Não são esses, com certeza! Aliás, arrisco dizer que esses são os camaradas com cintura deformada por anos de auto-destruição em fast foods, sedentarismo severo anterior e um sentimento de repulsa pela dor. Então, olhe melhor. Procure no espaço onde se encontram os pesos livres, gaiolas de agachamento, halteres de mais de 30 kg. Deve ser também a área menos frequentada da academia, sombria, esquecida até. Pingos de suor marcando o chão, toalhas com marcas de ferrugem, coqueteleiras com o silk screen já gasto pelo tempo, nenhuma conversa, só grunhidos e gritos de incentivo. Esse é o cenário que você deve encontrar. É aqui que os protagonistas da pergunta que fiz estão.
Com certeza, deve existir um grupo, bem pequeno, restrito, de pessoas em sua academia, que estão treinando enquanto a maioria conversa, desliza o dedo pela tela do celular ou conversa sobre futebol. Mãos cheias de calos, olhar decidido, vascularização aparente, músculos hipertrofiados moldados com suor, sangue e lágrimas. Estão esperando os segundos passarem, ansiosos, entre uma série e outra. Alguns devem estar com o olhar fixo nos pesos, encarando-os e desafiando-os. Outros, estão tentando levantar mais peso que da última vez, tentando se superar em 2 ou 4 kg a mais que na última série. Alguns estão com o mp3 tão alto em seus ouvidos que não podem sequer ouvir as falácias do professor despreparado, enganando algum leigo quando o assunto é treino com pesos. E há aqueles, ainda, que estão com os olhos fechados, transpirando, ofegantes, sentindo dores…
Coincidentemente, ESSES são os maiores da academia. E porque disso?? Porque são os mais dedicados, os mais decididos e os mais disciplinados.
E porque toquei nesse assunto? Segunda-feira, sete horas da manhã, cerca de 15 alunos treinando. Dois deles se sentam no banco de supino pra conversar (um deles possuía um relógio que daria pra comprar outro cross over pra academia) e ouço o diálogo:
– “Semana passada fui em uma rave e ficamos mais de 10 horas dançando. Muito massa, bródi. Quero repetir nesse final de semana”
– “Pois é, moleque, uhú ! Vamos agitar essa parada aí. Tô dentro. Vamos beber até cair ao som do …… (nessa hora não entendi o nome do artista)”
E a conversinha fiada durou mais uns 10 minutos e eu só na escuta. Seria tudo “normal” se não fosse trágico: os dois seres que conversavam em como acabar com o treino no final de semana eram os mesmos que há mais ou menos 2 semanas vieram reclamar com o dono da academia que não estavam tendo ganhos de MASSA MUSCULAR que estavam pensando em mudar de academia ou até mesmo desistir de treinar. Fantástico!
Poxa, vida!!! Você não precisa ser um caxias (pessoa que cumpre com extremo escrúpulo as obrigações do seu cargo), pastor, padre da musculação, sem momentos de descontração ou lazer, nada disso.
Mas tem que se dedicar, pô! Tem que se alimentar corretamente, tem que suplementar (ou não), tem que descansar, tem que treinar!!!! Acredito que a musculação é um esporte de 24 horas por dia. Treinar, ficar na academia por 1 hora, isso é fácil, qualquer um pode fazer. Mas e quando você sai da academia?? É aí que o mais difícil começa! Resistir às tentações de uma sociedade sedentária, repleta de um verdadeiro lixo nutricional. Aí, sim, está a verdadeira batalha!
Dizer não a um BigMac da vida e escolher um prato de batata-doce e ovos cozidos: isso é a verdadeira guerra! Estar em casa em um sábado a tarde e a mamãe oferecer um bolinho de chuva açucarado e recusar. É aí que separamos os dedicados dos preguiçosos. E você pode ser preguiçoso no quesito dedicação, sim! Dedicação envolve todos os aspectos de sua vida. Dedicação à dieta, dedicação aos treinos, dedicação ao estilo de vida! Não estrague seu treino se alimentando de forma errada! Não estrague seu treino com “dicas” idiotas de professores inadequados!
Como eu escrevi no começo: os maiores caras da academia são os que se dedicaram, e se dedicam, a esse estilo de vida carinhosamente apelidado de MAROMBA. Pergunte a qualquer um desses caras grandes a hora que ele vai dormir, o que ele comeu no almoço e quanto custa um pote de whey. Ele sabe tudo isso! Porque se dedica, porque sabe que a musculação é um conjunto de fatores interligados. Não adianta você treinar e se entupir de frituras, doces, refrigerantes, ou ficar a noite inteira acordado em frente a um micro no chat das gatas (ou gatos, se preferir) ou ir pra uma dessas festas e ficar pulando feito pipoca. Seja forte! Seja autêntico! Seja disciplinado!
E quanto ao treino? Levante pesos como homem (ou como algumas mulheres mesmo)! Nada de pesinhos bonitos, coloridos, com pisca-pisca! Quer crescer de verdade? Treine de verdade! Supere-se! Coloque mais peso na última série, faça uma repetição a mais, force seus músculos a serem maiores e mais fortes. Não se contente em levantar sempre a mesma carga.
“Não faço agachamento, nem levantamento terra, nem paralelas porque não consigo”. Esqueça a frase “não consigo” e troque-a por “tentarei fazer”. “Não faço agachamento, nem levantamento terra, nem paralelas porque faz um imenso dodói”. Esqueça atitudes derrotistas, pare de fazer sempre as mesmas coisas, sempre com os mesmos pesos. Assim você não chega a lugar nenhum!
“Ah, mas o problema é que não tenho dinheiro pra suplementar”
Se você é um daqueles que gasta a maior grana na balada e depois fica chorando que não tem dinheiro … SHUT UP!!! Pare de torrar sua grana com besteira, invista em você! Invista no seu corpo! Mas se você não quer gastar tanto porque acha que suplemento é caro. Peraí, amigo! Ninguém vai se desestabilizar financeiramente por comprar um whey, uma creatina. Não precisa comprar uma marca importada, existem marcas nacionais que são excelentes, feitas por empresas confiáveis.
E mais: preste atenção na sua dieta! Você está comendo de forma aceitável? A resposta é sempre a mesma: “Eu como certinho”. Ah, é? Então vamos fazer o teste. Quantos ovos come por dia? Quantas latas de atum? Quantas batatas-doces já comeu hoje? Viu? É sobre isso que estou falando! Os resultados não virão sem sacrifício, sem dedicação, sem disciplina. A única coisa que cai do céu é chuva e aqueles caras que pulam de paraquedas.
Você não acha que está na hora de começar a encarar a musculação como um estilo de vida? Está na hora de entender que seu corpo é semelhante à uma máquina: ele precisa dos ingredientes certos pra trabalhar certo! Dê a ele um MacFish com batatas-fritas e uma copão de Coca-Cola e ele te responderá com fadiga, gordura localizada e flacidez. Mas dê a seu corpo macarrão integral e atum e ele te dará músculos, disposição. É assim que funciona. Simples assim. Não tem segredo.
Nosso corpo é uma fornalha que deve ser abastecida de forma correta para podermos tirar proveito máximo de suas possibilidades como organismo vivo (crescimento muscular, perda de gordura, reposição de células, etc, etc, etc). Não subestime o corpo humano.
Agora que o puxão de orelha está dado, vamos ver no que podemos melhorar. O que está faltando pra você ter o corpo que sempre sonhou? Claro que não estamos tentando criar outro Dorian Yates, Jay Cutler ou Ronnie Coleman. Mas será que você está utilizando todo o seu potencial? Está realmente disposto a abrir mão de uma vida cheia de baladas, fast-foods, etc?? Quer fazer parte dos que treinam de verdade?
E onde você quer chegar? E porque ainda não chegou?
- “Na minha academia ficam tocando músicas que não gosto e me desestimula”.
Compre um mp3. Concentre-se no treino. Resolvido.
- “Não tenho dinheiro pra comprar suplemento”.
Compre os alimentos certos, por hora. Vá guardando dinheiro a cada mês, a cada semana. Duvido que não consiga deixar de comprar algo supérfluo nesse meio tempo e consiga comprar o bendito suplemento. É questão de se organizar e questão de foco. Resolvido.
- “Está todo mundo crescendo e eu não porque eles tomam bomba e isso me deixa sem vontade de treinar”.
Se você está pensando assim não deveria deixar você sem vontade de treinar, deveria deixar você sem vontade de viver, demônio!!! Pare de olhar pro lado. Esqueça se o seu vizinho gasta 10.000 reais de GH. Você tem que fazer o melhor com o que você tem. É O SEU MELHOR E NÃO O MELHOR DOS OUTROS! Resolvido.
- “Não consigo aumentar as cargas e estou desanimado”.
Porque não consegue? Repense sua alimentação, seu descanso. As coisas não caem do céu, como eu falei. Corra atrás de algo que te dê esse “up” no treino. Estude! Leia! Aqui em nosso site tem MUITA coisa para você ler e aprender todos os dias. Percebe como sempre se quer tirar a culpa de quem realmente a merece? Tem que olhar pro próprio umbigo antes de olhar pro lado. Resolvido.
Ninguém disse que iria ser fácil. Repito: tudo na vida é questão de escolha, e com as escolhas vêm o sacrifício, que é a consequência. Lembre-se, sempre, que terá que mudar velhos hábitos, abrir mãos de muita coisa (e é muita coisa mesmo). Deixe de ser só mais um frequentador de academia e vire um cara responsável, com objetivos e disciplinado. Se dieta fosse fácil, teríamos somente pessoas com físico exemplar nas ruas.
Toda decisão que você toma – toda decisão – não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre “Quem você é”. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo.”
Fonte:Betão Marcatto