É possível (e viável) tentar ganhar o máximo de massa muscular sem nunca utilizar suplementos ?
De forma resumida, sim. Mesmo sem usar suplementos é possível extrair o máximo da sua genética.
Mas não podemos ser extremistas.
Quando o assunto é treinar com (ou sem) suplementos temos duas opiniões comuns: de um lado temos os caras que pensam que todos os suplementos são inúteis e não passam de farinha, do outro os que pensam que sem suplementos não vale a pena nem ir pra academia.
Ambos estão redondamente errados.
Enquanto é possível extrair o máximo da sua genética sem gastar um tostão com suplementos, apenas extraindo todos os nutrientes necessários para a hipertrofia através dos alimentos da dieta, isto não torna o uso de suplementos uma vaidade.
Entenda.
Em um mundo perfeito, todos nós teríamos plena disponibilidade para fazer a dieta como ela deve ser; comer em horários fixos e fornecer todos os nutrientes essenciais para suportar o crescimento muscular através de alimentos sólidos.
Bem, as coisas não funcionam assim no mundo real.
Fisiculturistas e atletas que dependem da alimentação para vencer não tem escolha a não ser tornar a dieta uma prioridade que passa por cima de qualquer coisa, mas isto não funciona para a maioria das pessoas que, além treinar, precisam se destacar em outras áreas como a profissial e acadêmica.
Em suma, se você tem disponibilidade para fazer uma dieta correta e fazer todas as refeições do dia através de alimentos sólidos, ótimo. Você vai conseguir extrair o máximo de ganhos mesmo sem gastar um tostão com suplementos.
Mas se você não tem disponibilidade e realizar refeições sólidas em determinados horários do dia é impossível ou inconveniente, dispensar a utilidade dos suplementos neste caso é um tiro no pé.
A partir do momento que você entende que suplementos são complementos da dieta, tudo faz sentido.
É muito fácil falar que suplementos são inúteis quando o único compromisso diário é jogar xbox e verificar a linha do tempo no Facebook.
Alguns conseguem seguir uma dieta completa mesmo com trabalho e estudos, mas muitos, infelizmente, não conseguem.
E é muito melhor ingerir uma refeição líquida contendo proteína em pó, carboidratos e outros nutrientes vindo de suplementos do que perder a refeição porque não pode comer algo sólido.
Em outros casos, existem pessoas que simplesmente podem comprar suplementos sem afetar o seu orçamento mensal. Nesta situação, usar suplementos para atingir sua necessidade de proteínas e calorias de maneira mais cômoda é uma opção pessoal e não vai afetar os resultados desde que a suplementação não esteja substituindo o papel da dieta.
Também existem exceções de suplementos que fornecem nutrientes em quantidade que a alimentação sozinha não consegue suprir, mesmo que você tenha todo o tempo do mundo.
Por exemplo:
Para conseguir 5g de creatina através da dieta sozinha é necessário comer 1kg de carne vermelha. Você precisaria comer essa quantia de carne todos os dias, sem falta, para conseguir gerar os efeitos de uma colher de chá do suplemento utilizada na mesma frequência.
Para conseguir 1g de vitamina C você precisaria comer 14 laranjas médias.
Nem todos conseguem ter uma dieta variada suficiente para conseguir todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa. Um multivitamínico pode ajudar nisso através de um único comprimido.
Existem diversas situações onde a suplementação pode ser útil, o único erro aqui é adotar pensamentos extremos.
Suplementos estão muito longe de serem inúteis, mas também não serão um impeditivo se você não puder comprá-los e puder fazer uma dieta apenas com alimentos sólidos.
Fonte: Hipertrofia.org