segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fisiculturista x Strongman – Você sabe quem é o mais forte?


O Fisiculturismo e o Strongman são esportes que utilizam o Treinamento de Força para atingir seus objetivos, cada um na sua modalidade. Canso de ver apresentadores de TV se referirem ao Fisiculturista campeão como o homem mais forte, afinal a aparência conduz a este raciocínio.
Vamos esclarecer esta dúvida agora: O ATLETA DE STRONGMAN É MAIS FORTE.

O Objetivo do atleta de Strongman é ter força, enquanto que o do Fisiculturista é ter mais massa muscular acompanhada de simetria  e definição (baixo percentual de gordura).

Quando dizemos que determinado atleta é mais forte, na verdade estamos nos referindo ao fato dele conseguir  LEVANTAR MAIS PESO.
O treinamento para os atletas de Strongman tem o objetivo de aumentar a força muscular através das coordenações intramuscular (capacidade de recrutar fibras musculares com o máximo de sincronismo) e intermuscular (capacidade de coordenar movimentos que utilizam diversos músculos ao mesmo tempo). Sendo assim, estamos desenvolvendo a capacidade física do indivíduo, embora o ganho de massa muscular seja evidente (mesmo não sendo o objetivo).
Cada tipo de levantamento que o atleta desta modalidade realiza é avaliado para que todos os detalhes relacionados à técnica sejam corrigidos. O movimento perfeito exige menos esforço do atleta, aumentando suas chances de sucesso. FORÇA E COORDENAÇÃO são as qualidades físicas principais a serem desenvolvidas neste esporte.
O Fisiculturista com muita massa muscular e definição aparenta ser extremamente forte, na verdade ele é também. Assista o treino de um Fisiculturista e ficará impressionado com a capacidade dele levantar pesos. A força muscular pode ser otimizada pela melhoria nas coordenações citadas anteriormente e pelo ganho de massa muscular.
Vale lembrar que o objetivo do Fisiculturismo é apresentar grande volume muscular acompanhado de definição, proporcionalidade entre membros e simetria. Sendo assim, a carga a ser levantada não é a prioridade. Ela se torna parâmetro de desempenho para um Fisiculturista quando o rendimento nos treinos começa a diminuir ao utilizar a mesma carga. O treinamento nesta modalidade aumenta bastante a força, embora não seja o objetivo. A adaptação morfológica, ou seja, o formato do corpo é priorizado.
O treinador e o atleta de Fisiculturismo devem estar atentos às mudanças no físico. Todas as estratégias estão voltadas para a correção de falhas que poderiam não ser percebidas por leigos, mas facilmente observadas por um experiente árbitro. Cada desproporção e assimetria gera perda de pontos consideráveis.
Cada modalidade tem seu método de treinamento. As duas desenvolvem força e massa muscular, mas os objetivos são bem distintos. Não podemos comparar as modalidades apenas pela aparência.
Fonte: MSR