De fato, as dores musculares aparecem devido aos microtraumas e processos inflamatórios causados pelo treino, contudo a intensidade ou duração das dores não são indicadores de hipertrofia muscular, já que podem aparecer até mesmo com uma simples mudança no treino ou por falta de adaptação(ficar sem treinar por um tempo e então voltar).
Se as dores, de fato, fossem um marcador de progresso, seria algo extremamente frustante, já que nem todos possuem dores nos dias seguintes em determinados grupos musculares, como os ombros ou as costas. A melhor maneira para medir o progresso sempre será a sobrecarga progressiva, ou seja, conseguir levantar cada vez mais carga nos exercícios, semana após semana. Isto sim é um sinal inegável de que você está crescendo e ficando mais forte.
Outra maneira bastante efetiva é usar a fita métrica com o corpo frio. A não ser que você use a fita de maneira errada, esta também é uma maneira muito mais confiável para descobrir se o treino está trazendo resultados ou não.
Fonte: Hipertrofia.org